sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como definir um relacionamento abusivo?



        Esse tema ficou martelando por horas na minha cabeça e aí decidi falar sobre. Qual a linha que separa uma relação do saudável e do destrutivo? Do sensato ao abusivo? Será que nos violentam ou é possível que também sejamos agressivos sem perceber?
        Talvez pareça fácil a princípio delimitar o que é prejudicial. Mas quando muito acostumados com altas taxas de sal na alimentação nem percebemos que estamos cavando nossa própria cova. Ou seja, as vezes por vivenciarmos apenas uma realidade, uma forma de namoro ou casamento, compreendemos nossos sofrimentos como parte da realidade, como regra social. O que é completamente errado.
        Comportamentos, cultura, sociedade, nada disso deve ser visto como algo engessado e fixo, porém plausível de transformação. Sofrer não deve ser visto como algo natural, mas um estado transitório para o aprendizado de que podemos encontrar a felicidade. Nada justifica uma a agressão, seja física, psicológica ou até mesmo espiritual.
        Um relacionamento com tons abusivos se identifica assim: alguém ta sofrendo na relação? Tem algo errado. Ciúmes, gritos, imposições... Existem pessoas que usam disso com a maior naturalidade. Eu já cheguei a ouvir que fulano era “incisivo”, como justificativa para gritar e explodir com as pessoas ao redor. Isso não está certo.
        Seu parceiro (ou parceira) não deixa você sair com seus amigos? Impede que ande com determinada roupa (leia o impede com letras garrafais)?  Determina seus horários como se você fosse uma... pro-pri-e-da-de. Tem algo errado. Ouvir que você não é capaz, não consegue, é burra (o) ou xingamentos piores... tem algo muito errado. Seu parceiro (ou parceira) jamais deve lhe tolher a liberdade e o amor próprio, jamais colocar você como a culpada (o) por tudo de errado, e jamais impedi-la (o) de ser alguém melhor.
        Sua dúvida não deve ser se você é capaz de achar alguém melhor... Sua dúvida deve ser se vai sair com o boy (ou a girl) ou ficar em casa e assistir um filminho aproveitando a companhia. Amor de verdade pode até ser complicado, mas não causa dores no corpo ou na alma.


        Então é isso... Galera, domingo tem mais postagens. Eu aqui respondendo vocês sempre <3 Qualquer coisa:
Facebook: facebook.com/teunomeeamor
Instagram: @teunomeeamor
e-mail: alexandre.npinheiro@gmail.com
Blog: teunomeeamor.blogspot.com.br

Beijão e até mais!


Um comentário:

  1. Tão bom ter ouvido isso no momento certo. Você sabe bem. Obrigada demais amigo pelo tempo que você me reserva. Te amo muito.

    ResponderExcluir